Dicas
 

Irrigação

Uma das dúvidas muito freqüentes diz respeito à quantidade de água a ser fornecida para a grama. A regra básica é que – como todas as plantas – o gramado não deve ser encharcado no tratamento de manutenção. Com o tempo e utilizando o seu bom-senso, é possível chegar à quantidade adequada de água.
Tocar a terra durante a rega pode ajudá-lo a verificar a quantidade de água já fornecida, ao sentir a umidade da terra. Conforme o clima da região e a espécie de grama, a irrigação deve ser feita com maior ou menor freqüência. Considere intervalos máximos de 15 dias no verao e 30 dias no inverno. .

 

Poda

A poda é muito importante, pois fortalece o gramado. Dependendo da espécie, a grama cresce mais rapidamente ou mais lentamente. Em geral aquelas indicadas para climas quentes crescem mais rápido.
Devem, portanto, serem podadas com freqüência. A exceção fica por conta de certas espécies utilizadas como elemento ornamental, como a Grama Preta, que pode atingir até 10cm.
A necessidade de poda pode ser verificada pelo tamanho das folhas. Em geral, ao atingirem 2 a 3cm já podem ser podadas. Via de regra a grama nunca pode ser podada em mais de 2/3 isso prejudicara sua fotossíntese.

 

Adubação

É preciso garantir nutrientes para o gramado. Além de material orgânico, o solo precisa de fertilizantes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio. Isso é feito através da adubação orgânica e /ou química. Aqui, todo cuidado é pouco, pois o adubo pode queimar as folhas. Por isso, quando a adubação é feita, o gramado deve ser muito regado.
Pode-se utilizar 20g por exemplo, de adubo 10-10-10 NPK ( uma combinação de material orgânico e fertilizantes ) para cada m2 de área gramada. Sob árvores, a dosagem deve ser dobrada. O recomendável é contar com serviços de profissionais, que saberão executar o serviço sem causar danos à grama. Geralmente, a adubação é feita na primavera, mas também varia de acordo com cada espécie.

 
Recomendações
 
1 - Encomende a grama somente após ter o solo preparado, pronto para o plantio;
2 - Ao receber a grama, confira a qualidade e verifique a sua quantidade;
3 - Descarregue a grama com cuidado, procurando não quebrar os tapetes;
4 - Procure deixar a grama em local sombreado, protegido do sol direto e do calor intenso;
5 - Plante o mais rapidamente possível. Lembre-se que, principalmente nos dias quentes, a grama não deve ficar armazenada;
6 - Irrigue logo após o plantio. Nos dias muito quentes, deve-se inclusive umedecer o solo antes do plantio e regar durante e após o mesmo;
7 - Lembre-se que até o pegamento, a grama deve ser irrigada diariamente e nos dias muito quentes, duas vezes ao dia;
8 - Em caso de qualquer problema ou dúvida, consulte-nos .

Grameira Negrello

BR 277 - Km 420, Parque Industrial, Cantagalo - PR
Fone/Fax: (42) 3636-1161